Varejo do futuro: tecnologias que alavancam as vendas

Se nossa vida está rodeada de inovações tecnologias, nas lojas não seriam diferentes. E as novas tecnologias prometem mudar os conceitos de venda e relacionamento com cliente.

Anualmente, a NRF BIG SHOW, principal feira do varejo mundial, apresenta centenas de fornecedores de serviços e tecnologias que prometem mudar a forma como os lojistas se relacionam com seus clientes e com o mercado. Seja com ferramentas de gestão, equipamentos para otimização de vendas, melhoria da experiência de compra ou até redução de custos, as marcas presentes brindam os mais de 33 mil participantes do evento com um festival de inovação. Confira o que foi apresentado e como essas tecnologias podem mudar a sua empresa:

 

Armários para Entrega

Com o dia-a-dia corrido das pessoas, muitas vezes sua empresa tem dificuldade em entregar produtos aos consumidores ou precisa faze-los em horário não comercial, aumento os custos de logística. O Locker promete resolver isso. Com ele, o lojista pode deixar o produto a qualquer momento em uma das portas e informar o cliente, dando a ele uma senha para destrancar a porta e retirar o produto quando puder. Nos Estados Unidos, a Amazon usa desse sistema e no Brasil, empresas como os Correios já estudam implementar em regiões de difícil acesso.

 

Auto-atendimento para pagamento

Com o objetivo de reduzir as filas e o número de operadores de caixa, os Self Check-out foram desenvolvidos para o próprio cliente passar seus produtos pela leitora de código de barras, finalizar a compra e pagar com cartão. Redes como Wallmart já usam amplamente nos Estados Unidos, Europa e Ásia. No Brasil, a região sul tem sido pioneira na implementação. Com isso, um único operador de caixa consegue dar suporte a diversos Check-out. Quem já implementou garante que o ticket médio de compra é maior nos usuários desse sistema em relação aos que usam dos check-outs tradicionais. Existem modelos adaptados para segmentos diferentes do supermercadista, como lojas de departamento e materiais de construção.

 

Etiquetas Eletrônicas de Preço

Para quem possui milhares de produtos expostos, garantir a exposição correta dos preços em concordância com a legislação brasileira, é um desafio. Para ajudar, já existe as Etiquetas Eletrônicas de Preço, que se utilizam da rede wifi para se conectar com o sistema da loja e atualizar automaticamente os preços e promoções. Apesar do custo relativamente elevado de implementação, o sistema reduz os problemas de preços errados, o tempo de ajuste das prateleiras, além de não ser descartável como as etiquetas de papel.

Etiquetas Inteligentes

Gerenciar estoque, garantir o controle logístico dos produtos, se proteger de furtos. Essas são algumas das situações onde a etiqueta inteligente atua. Com um chip instalado na etiqueta de código de barras, é possível rastrear cada produto no ambiente de loja, sabendo do estoque disponível em tempo real, conhecendo o perfil de compra de cada produto e identificando tentativas de furto. Com isso, a gestão de compras, logística e inventário se tornar atividades rotineiras e rápidas. Já existem diversas empresas que implementam essa solução no Brasil e o investimento, apesar de elevado, garante resultados pela redução de perdas e melhoria da produtividade.

 

Aplicativos de Pesquisa de Mercado

Já falando de aplicativos e plataformas digitais, uma das opções que promete resultados em venda são os sistemas que desenvolvem e aplicam pesquisas de mercado com clientes cadastrados do lojista ou a partir de banco de dados. Nessas pesquisas, é possível validar junto a potenciais clientes os produtos que mais criaram desejo de compras o os preços melhores aceitos. Com isso, o lojista tem uma melhor assertividade na compra e na precificação. Uma das empresas que possuem essa tecnologia, a FirstInsight Corp. diz que seus clientes tem um aumento de venda próximo a 18% e maior velocidade no giro de estoque.

 

Pesquisa de Satisfação

Conhecer a satisfação do cliente é sempre muito importante. Para isso, novas tecnologias ajudam a levantar essa informação de modo mais dinâmico. Com totens posicionados na saída da loja, é possível saber em tempo real a satisfação do cliente para avaliar a melhor forma de mantê-la alta. Também há aplicativos para celular e tablet que podem ser posicionados no check-out.

 

Texto desenvolvido pelo Consultor Bonsai, Romulo Tevah, a partir da participação nas maiores feiras e eventos de varejo como a NRF Big Show e a Canton Fair. Conheça mais sobre nosso profissional, clicando aqui.