Valorização da marca com foco em posicionamento

Com o aumento da concorrência de mercado e da necessidade de potenciais diferenciações, tornou-se prioridade introduzir uma marca para o negócio e também desenvolver o que é chamamos de “posicionamento de marca”, que é a identificação, desenvolvimento e comunicação de uma vantagem que torna a percepção dos os produtos ou serviços oferecidos como superior ou diferente daqueles apresentados pelos concorrentes. Firmar seu posicionamento junto ao seu público e o espaço que a marca ocupa na cabeça das pessoas é o propósito.

A marca é considerada um bem intangível vinculado ao produto, mercadoria ou serviço, garantindo institucionalmente a qualidade. Serve para identificar, para ser usada como propaganda e incitar o consumo, valorizando a atividade empresarial.

Profissionais de design e publicidade são os responsáveis pelo desenvolvimento de marcas, para isso, é melhor evitar o improviso no desenho e na escolha da marca de sua empresa. Nesse sentido, é fundamental estar de acordo para aplicação em uniformes e brindes, na elaboração de campanhas publicitárias e de marketing, além de trazer outros benefícios para a empresa, como na identificação visual e fidelização dos clientes por transmitir o propósito representativo das promessas, características e valores da empresa.

Percebe-se a necessidade de que ao realizar o Plano de Negócio de uma nova empresa, deve-se realizar a orientação para que o nome da sua empresa seja pensado e planejado antes de defini-la. Para evitar conflitos futuros, é importante escolher um nome exclusivo, pois um nome muito parecido com o de outro empreendimento pode gerar problemas, como a disputa pelo direito de utilizar a marca ou confusão por parte do público para identificação e diferenciação de cada uma das empresas. Para isso, busque se sua sugestão de nome já não existe no mercado.

Posicionamento de Marca na Internet

A Internet vem substituindo os canais tradicionais na estratégia de vendas das empresas contemporâneas. Hoje, há diversas vantagens em relação a outros canais e reúne infinitas possibilidades. Nela é mais fácil fazer uma comunicação direta com seus consumidores, e também avaliar mais assertivamente os resultados atingidos.

É notável, que a cada ano mais pessoas acessam e compram através da Internet, principalmente através de aparelhos celulares, portanto para se destacar no cenário digital, conquistar mais clientes e vender mais é necessário estar presente nas redes sociais – como Facebook ou Instagram, por exemplo – possuir um site mobile e investir em campanhas digitais. Para atrair público para sua marca e sua empresa é necessário levar aos usuários e seguidores uma boa experiência: transmitir conteúdo gratuito e de qualidade como dicas nas redes sociais, blogs, e-mail marketing e e-mailbook com informações de seus produtos, e levando benefícios aos consumidores.

Mas para isso é importante que, antes de qualquer ação, seja feita uma análise prévia para iniciar um planejamento de marketing digital, começando pela definição de seu público-alvo: quem são as pessoas que compram o seu produto ou adquirem seus serviços? Logo em seguida, liste quais são as suas principais redes sociais utilizadas, hábitos e comportamentos. Por fim, o que pretende e quais os seus objetivos com a campanha/divulgação: tornar a marca de sua empresa mais conhecida? Aumentar a quantidade de vendas de um determinado produto ou serviço? Aumentar a gama de clientes da cidade ou de outra região?

O marketing nas mídias sociais deve ser visto como uma nova estratégia de promoção de sua marca, e como qualquer estratégia, se exige um prazo de amadurecimento, e por isso é considerada uma ação de médio e longo prazo. O marketing nas redes sociais, é um processo ininterrupto que demanda um planejamento detalhado da estratégia a ser seguida, além de estar preparado para o trabalho contínuo e avaliações constantes.