Transforme os sonhos da sua empresa em objetivos e ações

Como é possível transformar os sonhos em realidade? Como compartilhar esses sonhos com a equipe e fazer com que todos caminhem para o mesmo sentido?

Ao mesmo tempo em que desejamos ver nossa empresa melhor, se olharmos pra trás, muitos destes desejos, no passado, não foram realizados, e, muitas vezes, nem se quer foram avaliados, em sua grande maioria acabaram esquecidos ou simplesmente deixados de lado sem uma razão específica. Isso pode ocorrer por uma série de fatores, dentre eles a falta de planejamento. Exemplificando de uma forma simples, um avião não sai do solo sem antes saber qual o seu destino, o caminho a ser percorrido, quais condições climáticas enfrentará e se possui recursos e suprimentos para chegar com segurança ao final da jornada. Em uma empresa não deve ser diferente, para a tomada de qualquer decisão é fundamental que saibamos quais são os objetivos, quais recursos serão necessários, em quanto tempo alcançaremos o resultado esperado e se as ações a serem executadas possuem responsáveis e são factíveis se forem devidamente acompanhadas.

Para que possamos transformar os sonhos em objetivos e ações é importante entender qual a razão de existência da empresa, quais são os princípios e valores que ela preza nas suas relações e como ela deseja ser reconhecida no futuro. Também é fundamental entender quais são os diferenciais competitivos e por que o público compra ou deixa de comprar, quais são os aspectos mais relevantes que o mercado considera e em quais canais de comunicação são mais eficientes.

Apesar de parecer algo complexo, o planejamento estratégico é uma ferramenta de fácil execução, é utilizado por empresas de todos os portes e segmentos e tem como objetivo auxiliar no crescimento das organizações de forma estruturada com foco. A construção da ferramenta possibilita as empresas adquirirem uma visão estratégica, esta, por sua vez, é importante para a execução de ações que estejam de acordo com os objetivos da organização, buscando diferenciação no mercado e destaque com relação aos concorrentes. Não importa se o objetivo é aumentar o volume de vendas, faturamento, rentabilidade, número de unidades físicas ou digitais, criar novos segmentos de clientes, novos mercados ou novos produtos, o planejamento estratégico define os principais objetivos e ações capazes de alcançá-los, definindo responsáveis, prazos, custos e recursos necessários. Para você construir um planejamento estratégico com qualidade siga algumas dicas importantes:

1- Faça junto com seus principais colaboradores, afinal de contas, eles possuem responsabilidades na empresa e conhecem bem seus setores;

2- Crie um momento voltado para reflexão, construção, união, troca de ideias e sugestões;

3- Crie ações pequenas e factíveis. Quanto mais ações concluídas com sucesso, maior será a satisfação da equipe e sua empresa estará mais próxima dos seus objetivos;

4- Utilize como norteador de decisões;

5- Atualize periodicamente;

6- O melhor planejamento é aquele que é executado. Coloque em prática e acompanhe o as ações;

7- Estabeleça indicadores capazes de avaliar a situação da empresa e a efetividade do planejamento;

8- Conte com a ajuda de um profissional. É importante a presença de alguém que possua conhecimento complementar e visão externa capaz de extrair mais informações e promover um ambiente de interação e produtividade ainda maior.

Texto escrito pelo consultor Bonsai Reysel Mirapalhete.