Os principais desafios em usar as redes sociais na sua empresa

Facebook? Instagram? Whatsapp? Linkedin? Snapchat? YouTube? Twiter? Pinterest? Google+? Estar presente nas redes sociais é essencial nos dias de hoje. Segundo pesquisas 94,4% das empresas afirmam utilizar um ou mais canais em suas empresas, um número significativo que busca necessariamente interação com o público, e maior visibilidade da marca na Internet. Por isso, precisamos saber muito bem como gerenciá-las, para obtermos sempre os melhores resultados. A seguir irei listar os maiores desafios que as empresas enfrentam em usar as redes sociais:

Falta de tempo para gestão das redes sociais: Diante de muitas atividades diárias, as empresas não encontram tempo disponível para criar e postar conteúdos que estejam de acordo com os objetivos da empresa, controlar quantidade de postagens semanais e distribuí-las sem exageros, além do mais importante, como encontrar tempo para mensurar os resultados? O tempo é o mesmo para todos nós, controlar e estabelecer prioridades são os
primeiros passos para poder realizar tudo o que lhe for solicitado, com eficácia e qualidade. Gerir redes sociais demanda esse dinamismo, respostas rápidas e informações sempre atualizadas, estes canais funcionam como uma via direta de comunicação, exigindo tempo e cuidados específicos, então devemos ficar atentos!

Necessidade de equipe capacitada ou terceirização do serviço: Esta é a grande dúvida dos empresários, para gerir as redes sociais da minha empresa, é mais importante contratar profissionais qualificados ou terceirizar este serviço? Isso depende do quanto a sua empresa está disposta a destinar para este fim. Vale lembrar que contratar um ou mais profissionais competentes e que trabalhem com todos os pontos da sua estratégia é um bom
negócio, mas tal escolha pode encontrar obstáculos no que diz à eficiência de tudo feito ao mesmo tempo, sendo assim, terceirizar o gerenciamento pode ser uma escolha mais acertada, visto que em uma empresa terceirizada, há toda uma equipe formada por pessoas com competências muito bem definidas e que são capazes de suprir as necessidades do seu negócio como um todo.

Falta de conhecimento sobre as ferramentas: A falta de conhecimento pode gerar danos irreparáveis para os negócios, para dar início, quem não está acostumado com a tecnologia, é importante se preparar para o novo desafio, pois o uso das redes sociais necessita além de conhecer as ferramentas (usar e manipular), conhecer o público alvo para planejar conteúdos relevantes, rápidos, positivos e com recursos visuais de qualidade. Então, se não se sente seguro em gerenciar as redes sociais por falta de conhecimento, é melhor procurar-se especializar ou buscar profissionais capacitados.

Não visualiza resultados: Monitorar métricas de redes sociais e aprender a analisá-las de forma eficaz necessita dedicação e estudo. A cultura do “achismo” precisa acabar no mercado digital brasileiro, devemos nos orientar por dados e mensurar sistematicamente os resultados para aplicar nos negócios, por exemplo: é necessário avaliar semanalmente ou mensalmente em suas redes sociais o alcance, as visualizações, o número de curtidas, engajamento, dados demográficos, investimentos, entre outros.

Pense nisso! Acompanhe nossas dicas e caso queira contratar este tipo de serviço, na Bonsai Consultoria você encontra profissionais aptos a ajudá-lo com suas redes sociais, planejamento de marketing e no que mais for necessário para ter sucesso em seus canais.

Conteúdo exclusivo, desenvolvido pela Consultora Bonsai de Ijuí/RS, Fabiana Bertazzo Bohrer.