Mitos sobre o Marketing – Entrevista para o Portal MSN

Em entrevista para o Portal MSN, a Consultora Nathalie Andujar, orienta sobre práticas eficazes e sobre ações/mitos que as empresas precisam conhecer para obterem sucesso. Saber quem é o público-alvo e escolher as ferramentas corretas de marketing para aumentar seu target podem ser ações determinantes para a manutenção do negócio.

Veja abaixo, as respostas para algumas perguntas frequentes:

É preciso ter muita verba para o marketing?

“Existem várias ações de marketing que podem ter custo zero”, afirma Nathalie Andujar, especialista em Marketing e sócia fundadora da Bonsai Consultoria. Fazer uma pesquisa de satisfação e até organizar a loja, como em uma harmonização da vitrine,  podem ser consideradas ações de marketing. “Impulsionamentos nas redes sociais podem ser feitos com menos de cinco reais. Também é possível investir baixas quantias no trabalho com Google AdWords”, salienta Andujar. Panfletagem e treinamento da equipe são outros exemplos de estratégias possíveis com um baixo orçamento.

 

Posso copiar o que faz uma empresa semelhante à minha?

“Exemplos devem ser utilizados mais adaptados à realidade de cada negócio”, frisa Andujar. É possível entender as teorias das grandes empresas e adaptar aos pequenos negócios. “Essa adaptação deve ter a cara da empresa e de seu público, para que os compradores habituais não deixem de se identificar com o estabelecimento. Nem sempre o que é mais bonito vende e nem sempre o que se faz em um outro negócio serve. É preciso  manter o foco na experiência do cliente”, aconselha a especialista.

 

Marketing de conteúdo só serve para grandes empresas? 

De acordo com Andujar, nas pequenas empresas o dono está mais próximo dos clientes e consegue medir os interesses do público mais facilmente. “O empresário pode destinar um turno por semana para gerar esse conteúdo, que é uma tendência de mercado – o público quer se envolver com a marca, ter uma ligação emocional com ela, um motivo a mais para consumir naquele estabelecimento. Esse tipo de marketing também é uma forma de o dono compartilhar o conhecimento sobre a área em que atua com os clientes. Essa transmissão de conteúdo não pode ser apenas texto. Quanto mais o empresário utilizar fotos e vídeos, melhor”, salienta a especialista.

Para ler a entrevista na postagem original do site, clique aqui.