Marketplaces: vendendo online com a força das grandes marcas

Em um mercado cada vez mais competitivo e com grandes desafios, vender pela internet se torna atrativo para muitas pequenas empresas. Porém, existe diversos desafios para conseguir concretizar o objetivo de ter resultados concretos de vendas com e-commerce. Muitas pequenas empresas investem elevados recursos com plataformas de vendas e não conseguem ter o retorno esperado.

A partir disso, as plataformas colaborativas têm se tornado um grande caminho para alavancar as vendas. Elas são conhecidas como Marketplace e possuem características que a diferem de um e-commerce comum. O Marketplace é uma loja virtual que concentra diversas outras empresas que oferecem seus produtos e se responsabilizam pela logística de entrega. Cabe ao gestor do Marketplace cuidar da divulgação do site, efetuar a cobrança e repassar ao lojista cadastrado o pedido e o valor da venda (descontado a comissão por essa intermediação).

Atualmente, grandes empresas como Wallmart, Extra, Ponto Frio e Magazine Luiza, já operam com essa modalidade. O que para eles é uma forma de reduzir custos com estoque e logística, além de poderem ofertar diversos produtos que antes estavam fora do seu portfólio, para os pequenos lojistas é a oportunidade de possuir sua marca vinculada aos gigantes do varejo, o que dá credibilidade.

Além dessas empresas nacionalmente conhecidas, também existem Marketplaces especializados em nichos de produtos, como moda, mobiliário, eletrônicos, etc. Para o lojista, existe o desafio de ter no mesmo canal de vendas diversos de seus concorrentes, mas também são plataformas muito buscadas por clientes que desejam produtos bem específicos. Isso garante boa visibilidade para o e-commerce. E o segredo para muitas vendas online é, além de bom preço, muitos acessos ao site.

Ficou interessado nessa oportunidade? Busque Marketplaces do seu segmento, informe-se sobre as políticas de participação na plataforma e alavanque suas vendas com mais esse canal de vendas!