Escute seu cliente e venda mais

Você já parou para refletir se a comunicação da sua empresa tem como objetivo principal a venda imediata ou o relacionamento com seu cliente? Se a resposta for foco na venda, principalmente, você tem uma visão “mais voltada para promoção” do que para comunicação e relacionamento.

Como você se sente quando alguém te ouve sem interrupções? Com certeza te sentes valorizado. Pois é, este é o principal efeito que o saber ouvir causa nas pessoas. É só ouvindo que conseguimos saber o que dizer e estabelecer uma relação de empatia.

Os clientes devem ser sempre estimulados a apresentar suas queixas e sugestões sobre produtos e serviços, atendimento recebido, qualidade de pós-venda, conforto e limpeza das instalações.

Tendo essas informações em mãos fica muito mais fácil e barato para a empresa conseguir identificar de modo eficaz suas fraquezas mercadológicas e operacionais para assim tomar as atitudes cabíveis esurpreender e fidelizar o seu cliente.

Para isso toda a equipe deve estar treinada para realmente ouvir e solucionar o problema do cliente da melhor maneira possível. Negar problemas não os soluciona; com o passar do tempo eles apenas pioram e você poderá perder este cliente, que com certeza levará outros embora consigo.