Equipe de Vendas: entenda-os, encante-os e potencialize suas vendas

Atualmente especialistas apontam que uma nova geração surge a cada 10 anos, isso significa que hoje existam pelo menos quatro gerações distintas atuando no mercado de trabalho. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente ou equipe de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.

Cada geração possui características diferentes e identificá-las em seus colaboradores é muito importante para assim poder manter a equipe comprometida, motivada, produtiva e rentável utilizando as ferramentas corretas para explorar o máximo do potencial de cada um e desenvolver um ambiente propício ao crescimento pessoal e profissional do grupo.

Conheça as principais características destas gerações:

  • A geração “Baby Boomers”, são pessoas com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.

 

  • A geração “X” são aquelas nascidas em meados da década de 60 e até o fim dos anos 70, e é caracterizada pela resistência em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia.

 

  • A geração “Y” surge na década de 80, e se destaca pela capacidade de fazer várias atividades ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler e-mails, entre várias outras que, em tese, não atrapalham os seus afazeres profissionais. Essa geração também apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira contínua.

 

  • A geração “Z” e contemporânea a uma realidade conectada à Internet, apresentam um perfil mais imediatista e têm menos paciência com os mais velhos. Esse tipo de atitude pode ter um efeito negativo quando a função exercida exigir habilidades para se trabalhar em equipe.

 

Independente da geração a qual o colaborador pertença, o objetivo principal de uma empresa é obter resultado. Para essa finalidade não existe uma receita mágica, porém, para se estabelecer, ela exige um requisito básico dos colaboradores envolvidos, que é a capacidade de se trabalhar em equipe.

Uma equipe bem preparada, que conhece bem o produto oferecido e também motivada, é capaz de vender qualquer item. Até areia no deserto!

E, ao contrário do que se pensa, treinar, motivar e “encantar” uma equipe de vendas não requer muitos investimentos. Basta ter as ferramentas certas, começando pela pessoa responsável pela equipe. Um gestor que conhece além da ficha registro de seus colaboradores já está um passo a frente para garantir o sucesso da equipe.

Pesquisas realizadas apontam que a realização, o reconhecimento e a responsabilidade aparecem como os principais estimulantes para um bom desempenho.

Existem alguns pontos chave que um gestor pode utilizar para motivar sua equipe, porém, para que estes possam ser aplicados de forma eficaz, é necessário antes de qualquer ação, entender como cada colaborador funciona.

Selecionamos abaixo algumas atitudes que auxiliarão a motivar sua equipe. Mãos a obra!

  • Buscar o autoconhecimento e o desenvolvimento das competências comportamentais como a habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal. Aspectos comportamentais valem mais do que qualquer expertise quando direcionado a resultados.

 

  • Além de deixar claro aonde se pretende chegar, é importante também mostrar a equipe os desafios que precisam ser superados. Identificar logo o que precisa ser feito frente a um obstáculo e mobilizar o grupo até que sejam superados.

 

  • Para conquistar confiança, prestígio, respeito e autoridade como líder, seja congruente. O líder é o reflexo e o exemplo da equipe. O alinhamento do discurso com as atitudes é fundamental para mobilizar o grupo a atingir as metas.

 

  • Flexibilidade e humildade são habilidades-chave para exercer a liderança de uma equipe de vendas. É fundamental se relacionar com a equipe respeitando as diferenças e desenvolvendo estratégias motivacionais especificas a cada vendedor e ao grupo.

 

  • Fornecer e solicitar feedbacks. Em vez de se referir às pessoas, se refira aos resultados ou aos comportamentos. Avalie as pessoas de uma forma positiva, destacando virtudes, qualidades e méritos de seus vendedores e colaboradores.

 

  • Disponibilize aos seus vendedores as ferramentas e as tecnologias necessárias para o bom desenvolvimento de suas funções. Condições excelentes para desenvolver o trabalho geraram resultados extraordinários.

 

  • Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador, propondo alvos reais e dando incentivos, prêmios e brindes por metas alcançadas. Isso irá gerar mais vendas devido à sustentação do tripé: motivação, reconhecimento e recompensa.

 

Lidar com pessoas significa compartilhar culturas, princípios, valores e bagagens diferentes, e estas informações estão diretamente ligadas à geração que cada pessoa pertence. Com as atitudes corretas, sua equipe de venda estará engajada e motivada para atingir sempre os melhores resultados.