Endomarketing: sua empresa conhece essa prática?

O marketing tem evoluído tanto ao longo do tempo que acabou sendo levado para dentro das organizações, com o objetivo de ser utilizado de dentro para fora, ou seja, utilizar suas ferramentas em projetos e ações, valores e ideias voltadas às pessoas inseridas em seu meio organizacional. Esta evolução deu forma ao Endomarketing, uma ferramenta que veio para fortalecer as relações entre funcionários e empresas, auxiliando na sincronização entre motivação organizacional e pessoal, fazendo com que todos busquem pelos mesmos objetivos, estratégias e metas.

O Endomarketing é uma ferramenta muito importante no auxílio à gestão de pessoas. A troca de informações e experiências entre a organização e seus colaboradores, tornando-os realmente parte da empresa e não somente peças dentro dela é o diferencial para se tornar/manter uma empresa de sucesso. Seu objetivo é motivar os funcionários, para que eles sintam-se realmente parte da organização a qual estão inseridos, além de mostrar a importância dos mesmos para a organização.

A ideia inicial é de que os funcionários são os primeiros clientes da empresa, ou seja, se os colaboradores não se encantam pelos produtos/serviços que eles mesmos produzem, ou não o fazem com motivação e boa vontade e tampouco tornam-se consumidores destes produtos, como potencializar as vendas para o mercado externo? Nesse caso, uma pesquisa envolvendo todo o ambiente interno da organização, utilizando-se das ferramentas oferecidas pelo Marketing Interno pode ajudar a reestruturar essa organização, identificando seus gargalos e apontando as melhores soluções.

Com as ferramentas corretas, profissionais capacitados para executá-las e uma equipe de liderança comprometida, sua empresa terá parceiros no lugar de colaboradores e estes unidos em busca de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, agradável e produtivo gerando satisfação pessoal, profissional e bem estar a todos na organização.