Embalagem de loja: mais do uma sacola. Um canal de marketing

Mais do que proteger as compras de seu cliente ou auxiliá-lo a carregar seus produtos, a embalagem da loja é também um canal de marketing para a marca. Ela deve servir de meio para apresentar sua marca a potenciais clientes, embelezar o produto comprado e gerar no cliente a satisfação e orgulho de expor aos outros suas compras.

É comum em centros comerciais, os visitantes ficarem atentos as pessoas com sacolas à mão, como forma de perceber quais lojas estão sendo mais atrativas e procuradas. Para muitos, a sacola da mesma loja circulando com diversas pessoas, é sinônimo de promoção ou loja atrativa. Então, investir em um material de qualidade vai ajudá-lo a atrair olhares e clientes. Confirma algumas dicas abaixo:

– Tamanho: avalie a dimensão dos produtos que sua loja vende e a média de itens que cada cliente consome. Fazer sacolas com tamanho e capacidade adequados para os produtos torna mais elegante o cliente que está carregando a embalagem. Nada pior do que produto balançando em sacolas grandes demais ou caindo porque é grande demais para o invólucro.

– Material: de papel ou plástico, a saco precisa ser condizente com o tipo de produto. Geralmente sacolas de plásticos são mais baratas, mas não dão o destaque que a marca ou produto merecem. Se seu produto tem alto valor agregado, invista em sacolas de papel. Além disso, avalie a possibilidade de produzir sacolas retornáveis e use como ação de responsabilidade ambiental e de relacionamento com cliente.

– Resistência: preocupe-se com a capacidade da embalagem em aguentar o peso dos produtos que serão colocados nela. Não queremos que nosso cliente deixe suas compras caírem no chão porque a sacola rasgou.

– Impressão: mais do que colocar apenas o logotipo da empresa, avalie com uma empresa e publicidade formas de ações de marketing para serem colocados na sacola. Pode ser uma campanha específica, divulgação de uma marca de produto, etc.

– Sazonalidade: programe a produção das sacolas, personalizando para cada época do ano ou ação de venda, como Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças. Sacolas personalizadas e adequadas ao contexto da época da compra criam um impacto visual melhor.

– Funcionalidade: avalie as dimensões da embalagem e formato de suporte. Ela precisa ser adequada ao produto, peso e perfil de cliente que compra na sua loja. Lembre-se que seu cliente poderá usar a sacola em outras ocasiões. Aliás, esse é o objetivo! Quanto mais usar, mais estará levando sua marca para outros potenciais clientes.

Com os cuidados acima, sua embalagem será mais do que apenas uma proteção e apoio para carregar as compras do seu cliente. Será mais um canal de marketing para fomentar novas vendas e atrair a atenção de novos consumidores.