E-mail marketing: ferramenta de conteúdo e venda

Muito já se abordou que o e-mail iria se extinguir com o advento de novas formas de comunicação, como as redes sociais e os aplicativos de comunicação (What’s app, por exemplo). Porém, isso não tem se concretizado uma vez que essa ferramenta segue forte no dia-a-dia das pessoas e, principalmente, empresas. Então, uma das melhores formas de apresentar seus produtos e serviços é por meio dela, assim como para atingir o maior número de pessoas de forma mais ágil é com a construção de um E-mail Marketing.

Com o e-mail, é possível atingir um grande grupo de pessoas e empresas com as mesmas necessidades, levando conteúdo e informação sobre produtos e serviços. Mas para isso, é preciso estar atento a algumas regras:

– Envio e-mails apenas para quem autorizou: parece óbvio, mas não é. Muitas empresas insistem em enviar e-mails para usuários que não autorizaram. Isso, além de ser antiético, cria uma imagem negativa para a empresa.

– Compartilhe conteúdo: mais do que vender produtos ou serviços, os e-mails marketings precisam possuir conteúdo relevante, que incite o usuário a visitar tua página e conhecer mais sobre a empresa.

– Segmente o teu público: Nada mais inconveniente do que receber informações com conteúdo que não interessa. Então, crie listas de e-mails para cada perfil de cliente, de acordo com o estilo de consumo de cada um. Em uma Pet Shop, por exemplo, pode-se dividir por tipo de animal que cada cliente possui. Em uma loja de roupas, por estilo de roupa que os clientes consomem.

– Controle a frequência de envios: Enviar e-mails diariamente com promoções de produtos pode incomodar o usuário pelo volume de dados e tempo para filtrar tanta informação.

– Use programas de envio de e-mail marketing: Ao se utilizar de plataformas específicas para esse fim, tem-se diversas possibilidades de gerenciamento, como saber quais e-mails são inválidos, quantos receberam o material, abriram ele, quais links clicaram, etc. A empresa Iporto.com, por exemplo, possui uma plataforma em português e com suporte técnico por telefone para auxiliar no melhor aproveitamento e resultado da ferramenta. Vale a pena testar!
A partir das dicas acima e com uma boa gestão, o e-mail marketing será uma grande aliada para atingir o público desejado e conquistar os resultados esperados. Então, não deixe para depois, crie sua lista de clientes e comece a se comunicar com eles!