Conectando marcas e clientes através dos sentidos

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e bem informados. São expostos a milhares de estímulos ao longo do dia e tem acesso – na palma da mão – ao que acontece no mundo inteiro, de forma instantânea.

Diante desse cenário complexo, e com a crescente popularização da internet e do comercio online, torna-se necessário – para o varejo tradicional, como as lojas físicas – desenvolver e implantar formas de atrair os consumidores e cativá-los, visando manter sua fidelidade a marca.

Pesquisas apontam que, 70% das decisões de compra dos consumidores são tomadas no ponto de venda, e 50% das decisões de compra são feitas por hábitos.

Esses dados demonstram a necessidade de o varejista trabalhar o seu ambiente físico de forma a torná-lo atraente para seu público alvo, gerando uma experiência positiva, e consequentemente, aumentando as vendas e fidelização. Além disso, estudos neurocientíficos mostram que entre 85% e 95% das decisões de consumo são tomadas em níveis inconsciente, ou seja, não são racionais. E é diante desse cenário que o empreendedor deve se questionar como conseguirá impactar positivamente seus consumidores.

E essa resposta pode ser simples. As percepções e experiências dos consumidores ocorrem através dos sentidos, que acabam atuando diretamente na resposta cognitiva. Sendo assim, crie experiências através de estímulos aos cinco sentidos humanos. Segundo os pesquisadores, a percepção das pessoas se dá principalmente pela visão (83% da interação com o meio) e audição (11%) para depois atingir o olfato (3,5%), tato (1,5%) e paladar (1%).

A visão é o primeiro elemento que é explorado pelo consumidor. Este, é o sentido que atrai o consumidor para dentro do estabelecimento e que o fará ter uma percepção imediata positiva ou negativa.

Se uma pessoa for exposta a um som que traga boas sensações, seu humor pode aumentar até 65%, o que a torna mais propensa ao consumoA música é uma ferramenta eficaz para ter impacto sobre o humor de um cliente ao comprar em sua loja.

O olfato é o sentido mais emocional do ser humano. O cheiro imediatamente desperta um sentimento. Os humanos conseguem se lembrar cerca de 10 mil odores que podem remeter a memórias desde a infância até a vida adulta.

A possibilidade de tocar aquilo que desejamos aumenta nosso estado de espírito positivamente cerca de 29%. O tato é o sentido que permite ao consumidor conhecer as características físicas dos produtos, permite ter a sensação do toque e isso influencia diretamente no processo de decisão de compra.

Se sua empresa vende produtos alimentícios, aproveite e faça eventos ou ações de degustação. Caso não seja seu portfólio, tenha disponível água, café, chás, balas e biscoitos para os clientes.

A partir do entendimento da importância do marketing sensorial, será possível utilizar dos sentidos para construir uma experiência de compra que encante os consumidores. Busque profissionais especializados e tenha uma ótima venda!

Por REYSEL REINEHR MIRAPALHETE – Consultor Bonsai em Pelotas/RS. É Mestre em Marketing Estratégico, Coach e Mentor. Saiba mais sobre nosso consultor, clicando aqui.