Como montar vitrines atrativas

De todas as formas de comunicação de uma loja para com seu público, possivelmente a vitrine foi a primeira a surgir. Antes mesmo do uso de materiais impressos ou da propaganda por rádio, televisão e internet, a vitrine sempre esteve presente na vida da loja, sendo o canal de apresentar àqueles que passam pela sua frente, o que está sendo oferecido.

Ao longo do tempo, elas foram se adaptando as novas realidades, necessidades e tecnologias. Tudo, para se manterem atrativas e chamarem a atenção do cliente. O objetivo? Tê-la como cartão de visita, convidando o consumidor a entrar na loja. Mas para isso ocorrer, é preciso planejamento e profissionalismo. Confira algumas sugestões para tornar sua vitrine mais atrativa:

– Não amontoe produtos: o cliente precisa enxergar claramente o que está sendo apresentado e entender o contexto e estilo da loja. Lembre-se que a vitrine não é prateleira, é cartão de visitas.

– Mantenha os vidros limpos: principalmente em lojas de rua, a poeira e demais detritos vão sujando a vitrine. Então, mantê-las limpa é importantíssimo para não melhor visualização dos produtos e também não menosprezar o que está sendo exposto.

– Crie um cronograma: assim como as promoções de venda, a vitrine tem data de validade. Então monte previamente um cronograma de exposição, determinando período que cada ação, produtos a serem expostos, itens de decoração, responsáveis e investimento necessário para adequar o espaço.

– Determine uma temática: determine a temática para a exposição, que pode ser a estação do ano, uma data comemorativa ou um evento que está ocorrendo na cidade, por exemplo.

– Apresente os preços: Conforme o Decreto 5.903 de 2016, “o preço dos produtos e serviços expostos à venda devem ficar sempre visíveis aos consumidores enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público”. Então, não esqueça de também precificar os produtos da vitrine. Mas para não poluir a apresentação, coloque etiquetas discretas ou trabalhe a tabela no canto da vitrine, indicando cada produto pelo nome ou por um número.

– Conte com auxílio de profissionais: projetar vitrines que atraem clientes e ajudam a vender vai muito além de bom gosto. É preciso conhecimento e estudo. Então, periodicamente, qualifique a sua equipe em conceitos de vitrinismo e, quando possível, contrate profissionais para avaliar e projetar modelos básicos, conforme cronograma determinado.

Com as sugestões acima, suas vitrines estarão preparadas para chamar a atenção de seus consumidores e serem, assim, parte ativa da estratégia de venda de sua loja.

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