Como esta sua reputação na internet?

Não basta você ter um excelente produto se o seu cliente não souber disso. É importante passar uma boa imagem da sua empresa, que gere credibilidade e confiança e as mídias sociais estão aí para ajudar. Elas permitem que o cliente dê sugestões, opiniões e reclamações, e que consequentemente gerem produtos melhores e que atendam as expectativas de quem procura.

De acordo com Peter Drucker, um dos grandes desafios gerenciais da atualidade é o despreparo para agir em um ambiente de mudanças constantes. As empresas precisam ser receptivas a inovações em todos os aspectos, visualizando essas novas situações como oportunidades para se manter em um mercado cada dia mais competitivo.

O marketing possui um papel corporativo ligado com a satisfação do cliente, e a internet proporcionou uma visão radical de como a missão básica do marketing é realizada. Hoje os clientes definem quais informações necessitam, qual a melhor oferta e que preços estão dispostos a pagar, por determinado serviço ou produto.

Com o aumento da oferta, os clientes estão mais exigentes em busca de produtos de qualidade a preços razoáveis e serviços mais rápidos e melhores. A tradicional troca entre eficácia e eficiência já não é tão relevante e o marketing digital deve satisfazer todas as necessidades presentes e futuras dos clientes de maneira eficaz e eficiente. A internet causou impacto não apenas como uma nova mídia e sim por ter modificado o comportamento do consumidor de maneira geral.

Além disso, o marketing digital, principalmente através das redes sociais, nivela a concorrência e permite que pequenos e médios empresários desenvolvam campanhas de marketing, o que antes necessitava muitos recursos e era privilégios das grandes empresas. Além disso, o universo online permite medir o sucesso de uma campanha através de taxas de percentual de tráfego de entrada e convertida em leads, assinantes ou de vendas, de acordo com seu site. Dessa forma é possível saber com quem está falando e o que o cliente procura no momento.

Este é mais um grande diferencial do marketing digital: falar com o cliente em tempo real, hoje o uso de tabletes e smartphones já ultrapassou os computadores, o que mostra que as pessoas estão conectadas 24 horas por dia. Esse relacionamento que marcas e pessoas constroem entre si é fundamental para ajudar na reputação da sua empresa, se antes um cliente satisfeito indicava para 10 amigos, hoje ele compartilha sua experiência na rede para mais de mil.

As redes sociais são, sem dúvida, um amplo campo para a aplicação do marketing, onde o consumidor tem o desejo de participar da construção de um produto ou serviço. Os novos consumidores utilizam a internet para facilitar seu consumo: identifica necessidades, busca soluções, compra produtos e serviços, responde perguntas e resolve problemas.

É preciso estar a frente e preparado para as mudanças, hoje o marketing digital já é necessário e é importante estar sempre atualizado para antecipar tendências e expectativas do consumidor através das informações e dados que as redes podem fornecer.